Você conhece o Kiddie Records?
Site gratuito especializado para ouvir e baixar áudio-livros para crianças e adolescentes. Recomendo o site para treinar melhorar audição dos alunos. Mesmo que haja alguns áudios que sejam “rápidos” ou difíceis de se entender, o objetivo de ouvi-los é fazer com que o cérebro esteja imerso no universo em inglês.
Como sabe-se hoje em dia, nosso cérebro funciona como uma esponja. Mesmo que aparente que não estejamos ouvindo o que nos rodeia, fato é que estamos ouvindo e registrando tudo. Dei o exemplo, durante o evento, do caso de você estar lavando louça todos os dias no mesmo horário, ouvindo uma rádio qualquer. Sempre a mesma estação de rádio, sempre no mesmo horário, sempre lavando louça. Essa configuração é perfeita para como nosso cérebro aprende as coisas.
Vamos supor que sempre nesse horário toque uma música da Ana Carolina. Vamos também supor que você não é fã das músicas dela, ou seja, nunca a ouve. Após uma semana ouvindo-a enquanto lava a louça todo dia, você se pegará cantando uma parte do refrão, ou ainda assobiando a melodia, automaticamente. Por quê?
Porque nosso cérebro é uma máquina que nunca se desliga, e para que “instalemos” algum software novo, a “instalação” (o aprendizado) funciona em pequenas partes por dia. Atualmente, segundo especialistas em educação, estima-se que apenas 15 minutos por dia realizando a mesma atividade fará com que aprendamos muito melhor algo do que alguém que apenas realize esta atividade uma vez por semana.
Dessa forma, recomendo ouvir os áudios pelo menos uma vez ao dia, para que aprendamos o som e o ritmo da língua inglesa, assim quando aprendermos a escrever as palavras, saibamos juntar tudo numa ideia única. Dessa forma é que adquirimos fluência: um dia de cada vez.